Siga a gente!

Dani e Bia. Tecnologia do Blogger.
RSS

Spinning: detonador de calorias

Há quatro meses entrei em uma academia (os 30 anos chegaram e modificaram muitos pontos-de-vista.... hehehe) e fiquei très apaixonada pelas aulas de spinning....

Nenhuma modalidade esportiva, desde o Step, foi recebida com tanto entusiasmo e por uma variedade tão grande de pessoas. Indivíduos de várias idades e níveis de condicionamento estão participando de aulas de ciclismo.
Por que o ciclismo indoor tornou-se tão popular? Talvez porque não tenha passos complicados como as aulas de exercícios em grupo na maioria das academias. Talvez porque queima muitas calorias (em média de 600 a 800 calorias por hora aula). Mas, na verdade, o ciclismo indoor é considerado como a mais entusiasmante e intensa atividade das propostas atuais, trazendo resultados certeiros para quem quer aprimorar a resistência cardiovascular respiratória e a perda de peso enfatizando o trabalho neuromuscular. Isto porque o ininterrupto movimento de pedalar exige a participação de grande parte dos músculos dos membros inferiores, além do tronco e membros superiores envolvidos direta e indiretamente no trabalho e muitos outros benefícios.
Há vários programas de ciclismo indoor. O Spinning apresenta um completo programa de atividades em bicicletas estacionárias, através da simulação de vários percursos formados basicamente de retas, com o uso de pouca ou moderada resistência e subidas, aumentando a resistência.
Em cada tipo de terreno simulado existem também duas posições do corpo: sentada e em pé. Estas posições e terrenos são combinados para criar várias técnicas, simulando situações encontradas no ciclismo de rua.
A primeira técnica que o aluno aprende é como pedalar sentado no plano. Depois como pedalar sentado com carga. O próximo passo é aprender a pedalar em pé no plano e depois, em pé na subida. Depois de adquirir mais habilidade em sentar e ficar de pé, o aluno aprende os jumps (saltos) que compõem uma técnica mais avançada, combinando as técnicas; sentada e em pé.
Um dos fatores de motivação no Spinning - senão o maior - são as músicas tocadas nas aulas. Além de incentivar os praticantes, determinam a cadência dos movimentos. Normalmente para uma aula de 45 minutos, serão utilizadas em média 10 ou 11 músicas.
Também compartilho com vocês, queridas, o quanto vale a pena esse exercício e deixo aqui algumas dicas para obter melhores resultados...

1-  É essencial controlar a freqüência cardíaca para medir o esforço durante o exercício; Identifique a sua zona de F.C. de treinamento e respeite-a, pois podem existir diferentes níveis de condicionamento e adaptação dentro da mesma classe;
2-  Tenha sempre uma garrafa de água e uma toalha por perto;

3 - Ajuste adequadamente a altura do selim;

4 - Ajuste a altura do guidão;

5 - Ajuste o firma pé;

6 - Conheça o sistema de frenagem;

7 - Prenda os cadarços dos tênis;

8 - Cuidado com a postura;

9 - Use roupas justas e confortáveis e de preferência bermudas alcochoadas, especiais para aulas de ciclismo;

     10 - Se for sua primeira aula, avise o professor para que ele lhe oriente;

     11 - Chegue 10 minutos antes da aula;

     12 - Faça pelo menos duas aulas por semana, para obter resultados satisfatórios;

     13 - Respeite as orientações dadas pelo professor;
           
     14 - Nunca tire os pés dos pedais sem antes parar de pedalar.

Benefícios:

Rápida queima de calorias;
Tonificação dos músculos;
Melhora do sistema cardiorespiratório;
Aumento da massa muscular dos membros inferiores;
Redução do percentual de gordura



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

Jaquemd disse...

Eu faço spinning ... rs

Lília disse...

Eu quase morria fazendo spinning, logo que comecei era uma luta, mas depois adorei tb!

Acho que vou voltar...

Bia disse...

Prometo que farei ao menos 1 vez por semana! rsrs

Carol Aquino disse...

Oi Dani, vim agradecer a visita e conhecer o seu blog, e de cara adorei o post sobre atividade física, bem incentivador!
Bjs e ótimo fim de semana!
Apareça!

www.coisasdemulher.net

Entre Amigas disse...

Retribuindo a visitinha!!!
Já estou seguindo!
bjo, Paula

http://entreamigasunhas.blogspot.com