Há quatro meses entrei em uma academia (os 30 anos chegaram e modificaram muitos pontos-de-vista.... hehehe) e fiquei très apaixonada pelas aulas de spinning....
Nenhuma modalidade esportiva, desde o Step, foi recebida com tanto entusiasmo e por uma variedade tão grande de pessoas. Indivíduos de várias idades e níveis de condicionamento estão participando de aulas de ciclismo.
Por que o ciclismo indoor tornou-se tão popular? Talvez porque não tenha passos complicados como as aulas de exercícios em grupo na maioria das academias. Talvez porque queima muitas calorias (em média de 600 a 800 calorias por hora aula). Mas, na verdade, o ciclismo indoor é considerado como a mais entusiasmante e intensa atividade das propostas atuais, trazendo resultados certeiros para quem quer aprimorar a resistência cardiovascular respiratória e a perda de peso enfatizando o trabalho neuromuscular. Isto porque o ininterrupto movimento de pedalar exige a participação de grande parte dos músculos dos membros inferiores, além do tronco e membros superiores envolvidos direta e indiretamente no trabalho e muitos outros benefícios.
Há vários programas de ciclismo indoor. O Spinning apresenta um completo programa de atividades em bicicletas estacionárias, através da simulação de vários percursos formados basicamente de retas, com o uso de pouca ou moderada resistência e subidas, aumentando a resistência.
Em cada tipo de terreno simulado existem também duas posições do corpo: sentada e em pé. Estas posições e terrenos são combinados para criar várias técnicas, simulando situações encontradas no ciclismo de rua.
A primeira técnica que o aluno aprende é como pedalar sentado no plano. Depois como pedalar sentado com carga. O próximo passo é aprender a pedalar em pé no plano e depois, em pé na subida. Depois de adquirir mais habilidade em sentar e ficar de pé, o aluno aprende os jumps (saltos) que compõem uma técnica mais avançada, combinando as técnicas; sentada e em pé.
Um dos fatores de motivação no Spinning - senão o maior - são as músicas tocadas nas aulas. Além de incentivar os praticantes, determinam a cadência dos movimentos. Normalmente para uma aula de 45 minutos, serão utilizadas em média 10 ou 11 músicas.
Também compartilho com vocês, queridas, o quanto vale a pena esse exercício e deixo aqui algumas dicas para obter melhores resultados...
1- É essencial controlar a freqüência cardíaca para medir o esforço durante o exercício; Identifique a sua zona de F.C. de treinamento e respeite-a, pois podem existir diferentes níveis de condicionamento e adaptação dentro da mesma classe;
2- Tenha sempre uma garrafa de água e uma toalha por perto;
3 - Ajuste adequadamente a altura do selim;
4 - Ajuste a altura do guidão;
5 - Ajuste o firma pé;
6 - Conheça o sistema de frenagem;
7 - Prenda os cadarços dos tênis;
8 - Cuidado com a postura;
9 - Use roupas justas e confortáveis e de preferência bermudas alcochoadas, especiais para aulas de ciclismo;
10 - Se for sua primeira aula, avise o professor para que ele lhe oriente;
11 - Chegue 10 minutos antes da aula;
12 - Faça pelo menos duas aulas por semana, para obter resultados satisfatórios;
13 - Respeite as orientações dadas pelo professor;
14 - Nunca tire os pés dos pedais sem antes parar de pedalar.
5 comentários:
Eu faço spinning ... rs
Eu quase morria fazendo spinning, logo que comecei era uma luta, mas depois adorei tb!
Acho que vou voltar...
Prometo que farei ao menos 1 vez por semana! rsrs
Oi Dani, vim agradecer a visita e conhecer o seu blog, e de cara adorei o post sobre atividade física, bem incentivador!
Bjs e ótimo fim de semana!
Apareça!
www.coisasdemulher.net
Retribuindo a visitinha!!!
Já estou seguindo!
bjo, Paula
http://entreamigasunhas.blogspot.com
Postar um comentário